26 de Junho é a data – espera-se que definitiva – fixada para a inauguração do “novo” Canal do Panamá, anunciou o presidente da ACP, Jorge Quijano.

Canal Panamá

“Depois de termos realizado uns testes críticos no [passado] fim de semana, chegámos à conclusão que a data de inauguração será 26  de Junho deste ano”, afirmou.

Esta nova data representa mais um atraso face à previsão anunciada pelas autoridades do país no início do ano. Em Janeiro, o presidente do Panamá, Juan Carlos Varel,  falava em “meados de Maio”.

Desta vez parece ser de vez, de tal modo que já terá começado o envio dos convites para a cerimónia.

Isso não significa, todavia, que o novo Canal do Panamá seja usado logo no dia seguinte à inauguração. Já em Dezembro do ano passado, o presidente da ACP (Autoridade do Canal do Panamá) avisou que a data das operações comerciais seria fixada após a inauguração.

A ampliação do Canal do Panamá, iniciada em 2007, deveria ter ficado concluída em Outubro de 2014. Mas não foi só o prazo a derrapar. Também o custo da obra, inicialmente fixado em 5,25 mil milhões de dólares, deverá ser muito maior, mantendo-se ainda o litígio entre o consórcio construtor e a ACP relativo a sobrecustos da ordem dos milhares de milhões de dólares.

 

 

 

Comments are closed.