A partir de Janeiro, o Canal do Panamá terá uma nova estrutura de portagens, que reforça os descontos para as companhias que transportem mais contentores.

O governo do Panamá aprovou a nova estrutura de portagens do Canal do Panamá para o ano de 2020. Os novos valores entrarão em vigor a 1 de Janeiro, ainda que estejam previstas – na sequência da audição do mercado – alguns adiamentos para Abriol e Maio.

No caso dos navios porta-contentores, o segmento de mercado mais importante, confirma-se a criação de duas novas categorias no Programa de Fidelização,  uma para companhias que alinhem entre dois  milhões e três milhões de TEU, e outra para as companhias que alinhem mais de três milhões de TEU. Os descontos podem chegar aos cinco dólares/TEU.

Relativamente aos navios que, não sendo porta-contentores transportam contentores no convés, as taxas a cobrar serão diferenciadas conforme se trate de contentores vazios, contentores cheios secos ou cheios refrigerados.

Para o segmento de granéis secos, as modificações levarão a que os navios Neopanamax que transportam minério de ferro paguem as mesmas portagens das embarcações de transporte de grãos e “outros granéis secos”. Isso inclui um aumento tarifário para os graneleiros Neopanamax que transitam em vazio.

As estruturas não foram alteradas para os navios-tanque (incluindo de químicos, GPL e GNL), mas foram aprovados ajustes de portagens para se alinharem mais com o valor da rota.

As modificações incluem ajustes feitos em resposta a tópicos discutidos durante reuniões com clientes e representantes do sector realizadas antes do processo, bem como o feedback recebido durante o período formal de consulta, informou a Administração do Canal do Panamá.

Entre esses ajustes estão as portagens para navios de passageiros, que continuarão a ser cobradas de acordo com a anterior estrutura tarifária, e não com base na capacidade máxima de passageiros, como era proposto.

As portagens para pequenas embarcações e do turismo local foram revistas em alta para terem em conta os recursos utilizados no trânsito.

 

Comments are closed.