A Autoridade do Canal do Suez anunciou um aumento generalizado de 15% nas tarifas, a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.
Os aumentos serão aplicados a todos os tipos de navios que cruzem o Canal do Suez, à excepção dos navios de cruzeiros e dos graneleiros, que verão a sua factura subir apenas 10%.
Só este ano, as taxas de utilização do canal do Suez subiram três vezes: 6% em Fevereiro, 5-10% em Março e 7-20% em Maio.
Os responsáveis da via navegável justificam as subidas com a evolução dos mercados do shipping, destacando o forte aumento dos valores dos fretes que, dizem, deverá manter-se no próximo ano.
Ao mesmo tempo, insistem nas poupanças – de tempo e dinheiro – que a utilização do canal permite às companhias de navegação, em comparação com a utilização de rotas alternativas.
A par dos aumentos manter-se-á o esquema de descontos e promoções, quer para os utilizadores frequentes, quer para os operadores que optem por passar pelo canal mesmo sem tirarem disso ganhos evidentes. Os descontos podem chegar a 7% do preço base.
No ano passado, passaram pelo Canal do Suez 20 649 navios, que originaram uma receita recorde de 6,3 mil milhões de dólares.
O Canal do Panamá também já anunciou aumentos e o fim de descontos para 1 de Janeiro próximo.