O Canal do Suez esteve, ontem, bloqueado duranta cerca de cinco horas, na sequência do encalhe de um navio-tanque, anunciou a gestora da via.
O Affinity V, que saiu de Portugal em direcção ao porto saudita de Yanbu, “encalhou no canal do Suez às 19h15” de quarta-feira (18h15 em Lisboa), disse um porta-voz da Autoridade do Canal de Suez à televisão egípcia “Extra News”.
“O trânsito está restabelecido e o petroleiro Affinity V foi libertado com sucesso” pouco depois da meia-noite (23h00 em Lisboa), acrescentou, adiantando que a operação de desencalhe “mobilizou mais de cinco reboques”.
Esta foi a primeira vez que um navio bloqueou o Canal do Suez desde Março do ano passado, quando o Ever Given encalho, durante uma tempestade de areia, fechando durante seis dias a principal rota de tráfego entre a Europa e a Ásia, por onde passa cerca de 10% do comércio marítimo mundial.
O Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, aprovou em ;aio um plano para ampliar e aprofundar ainda mais a parte Sul do canal em que o Ever Given ficou preso.
De acordo com a ACP, o Egi+to perdeu até 15 milhões de dólares (15 milhões de euros) por dia devido ao bloqueio, enquanto as seguradoras estimaram milhares de milhões de dólares em perdas por dia para o comércio marítimo mundial.