Poucos dias volvidos sobre a inauguração do “novo” canal do Suez já se iniciaram os trabalhos para nova ampliação. Prazo de execução: cinco meses.

Canal do Suez

O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade do Canal do Suez (ACS), Mohab Mamish, em declarações ao “Cairo Post”, nas quais indica que já começaram, em Port Said Leste, os trabalhos de dragagem de um novo canal com 9,5 quilómetros de comprimento.

A ACS recorreu para o efeito aos serviços da Alliance of Challenge, o consórcio de empresas que realizou a “duplicação” do canal em apenas 12 meses e que agora terá de remover 1 700 hectares de areias húmidas ao longo dos próximos cinco meses.

O objectivo é, de acordo com Mohab Mamish, que a faixa paralela a Port Said Leste permita a navegação simultânea em ambos os sentidos, reduzindo, assim, o tempo de espera dos navios para entraram no canal principal do Suez.

O “novo” canal do Suez foi inaugurado no último sábado (dia 8), sendo agora possível a navegação simultânea em ambos os sentidos, com isso reduzindo-se drasticamente os tempos de espera e de trânsito.

Ambas as obras – a agora concluída e a que se inicia – visam antecipar o previsível aumento do tráfego no Canal. A consultora Drewry avisa, porém, que isso pode não acontecer no curto prazo, na medida em que o crescimento dos navios em termos de capacidade leva a que haja menos embarcações (ainda que maiores) a cruzarem o Suez.

 

» Egipto anuncia nova ampliação do Suez

Comments are closed.