Atravessar o Canal do Suez custará mais 15%, a partir de 15 de Janeiro do próximo ano, anunciou a entidade gestora da infra-estrutura egípcia.
Para as companhias de transporte marítimo de contentores, os aumentos agora anunciados pela Autoridade do Canal do Suez representarão um sobrecusto entre 60 e os 105 mil dólares por passagem (dependendo das dimensões do navio, do seu calado, dos volumes transportados, etc.).
O aumento generalizado de 15% repete o aplicado no início do ano corrente, depois de em 2021 as taxas de utilização do Canal do Suez terem subido por três ocasiões.
As companhias que operam no Ásia – Europa e no Ásia – Mediterrâneo não têm alternativa (a opção pela rota do Cabo não é viável), mas é provável que mais operadores no Ásia – Costa Leste da América do Norte optem por utilizar o Canal do Panamá, ou mesmo por escalar os portos da costa Oeste e fazer o percurso terrestre por ferrovia.
A única excepção aos aumentos anunciados aplica-se aos porta-contentores provenientes directamente do Norte e Oeste da Europa (com a última escala a acontecer, no limite, em Algeciras ou Tanger Med) e destinados directamente ao Extremo Oriente, que não pagarão o aumento.
Para os navios ro-ro, de carga geral e graneleiros o aumento será de apenas 5%.