Pela segunda vez no espaço de um mês, a Autoridade do Canal do Suez aumentou as taxas cobradas aos navios em trânsito.
Desde ontem, 1 de Março, utilizar o Canal do Suez é mais caro. Os aumentos anunciados aplicam-se a todos os tipos de navios, cheios ou vazios, que naveguem nos sentidos Norte ou Sul e variam entre os 5% e os 10%.
No caso dos porta-contentores, os aumentos apenas se aplicam nas viagens northbound, mas podem chegar aos 47%, em função das alturas dos contentores acima do convés.
Os aumentos acontecem precisamente um mês após a subida de preços ocorrida a 1 de Fevereiro. Na altura, o aumento foi de 6% e deixou de fora apenas os navios de cruzeiro e os de transporte de GNL.
Segundo a Autoridade do Canal do Suez, os aumentos de Fevereiro deveriam acrescentar 400 milhões de dólares às suas receitas anuais. Não foi agora avançada uma estimativa para as novas subidas.
O tráfego de navios através do Canal do Suez tem subido nos últimos anos. Em Janeiro deste ano, comparando com Janeiro de 2019, antes da pandemia, o aumento global atingiu os 68%.
A subida das taxas de navegação acontece numa altura em o Canal do Suez tem em curso um novo plano de ampliação que deverá evitar a repetição de casos como o do Ever Given, que em Março do ano passado bloqueou a passagem.