Os interessados na privatização da SATA Internacional terão mais perto de mês e meio – até 31 de Julho – para apresentar as suas propostas.
O Governo Regional dos Açores decidiu prolongar o prazo para a apresentação de propostas à privatização da SATA Internacional, inicialmente previsto para terminar a 20 de Junho.
A decisão foi tomada a pedido do Conselho de Administração do Grupo SATA, “perante uma grande procura do caderno de encargos de mais de 31 entidades, e porque ocorreram pedidos formais e informais manifestados por alguns dos interessados para o alargamento dos prazos”, é dito em comunicado da SATA Azores Airlines hoje difundido.
“Esta decisão surge por forma a garantir aos interessados um prazo que, atendendo à complexidade da operação em causa, seja adequado à elaboração das suas propostas e, em concreto, à análise de toda a informação disponível no data room virtual e dos Instrumentos Jurídicos da Operação, havendo ainda, relativamente a estes últimos, que conceder aos interessados um período de tempo apropriado à apresentação de propostas de alteração aos mesmos, conforme previsto no Caderno de Encargos”, acrescenta a nota.
“Desta forma, o prazo de entrega de propostas passa para o dia 31 de Julho de 2023”, anuncia.
Em causa está a privatização de um mínimo de 51% e um máximo de 85% do capital da SATA Internacional. a companhia que assegura as ligações aéreas com o exterior do arquipélago.
De acordo com o caderno de encargos, o futuro dono da maioria da SATA Internacional ficará obrigado a respeitar os acordos colectivos de trabalho e a não realizar despedimentos colectivos, nem extinguir postos trabalho “durante um período mínimo de 30 meses”.
Também durante 30 meses, no mínimo, a SATA Internacional terá de manter a sede e a direcção efectiva nos Açores e operar as ligações Lisboa – Ponta Delgada, Lisboa – Lajes, Porto – Ponta Delgada e Porto – Lajes e os voos para os EUA e o Canadá.
O projecto estratégico (25%), o reforço da capacidade económica da companhia (25%) e o compromisso com a estabilidade laboral (15%) serão os factores mais valorizados na avaliação das propostas.
A privatização da SATA Internacional é uma das condições impostas pela Comissão Europeia para aprovar o plano de resgate da companhia açoreana.
O vencedor do processo deveria ser anunciado entre Setembro e Outubro, mas agora o desfecho deverá acontecer mais próximo do final do ano.