Está aberto  o prazo de candidaturas aos apoios à renovação das frotas de autocarros. O orçamento disponível é de 60 milhões de euros. A comparticipação comunitária é de 85% das despesas elegíveis.

STCP

O POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) acaba de lançar o aviso-concurso para a promoção da eficiência energética nos transportes rodoviários públicos colectivos de passageiros.

Podem candidatar-se aos apoios as “empresas, entidades e concessionárias de transportes públicos colectivos de passageiros rodoviários, no quadro exclusivo das respectivas missões ou obrigações de serviço público”, refere o texto.

Os apoios disponíveis destinam-se à  “aquisição de veículos novos movidos a gás natural comprimido, gás natural liquefeito, hidrogénio, electricidade ou que sejam híbridos plug-in, com emissões inferiores em cada um dos limites máximos aplicáveis, fixados na Norma Euro VI, em, pelo menos 15%” e à “instalação de novos postos de abastecimento de GNC, GNL, hidrogénio e energia eléctrica”.

O orçamento disponível é de 60 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão, sendo que cada operação apoiada não poderá ultrapassar os 20 milhões de euros.

O cofinanciamento do Fundo de Coesão será de 85% das despesas elegíveis.

O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até às 18 horas de 30 de Janeiro.

O plano de apoios à renovação das frotas de autocarros já recebeu o ok das autoridades da Concorrência de Bruxelas.

O Plano Nacional de Reformas aprovado pelo Governo em Abril passado prevê a aquisição de 500 autocarros mais amigos do ambiente, num investimento global então orçado em 99 milhões de euros

 

 

Comments are closed.