Cento e dois projectos candidataram-se às duas chamadas do Mecanismo Conectar Europa (CEF, na sigla em inglês), cujos prazos terminaram no sábado. Uma vez mais, os pedidos de financiamento superam em muito o orçamento disponível.

À chamada referente ao CEF Transport Blending (que pretende juntar o co-financiamento do CEF a outros fontes, públicas e privadas) apresentaram-se 69 candidaturas, que implicam um apoio de mil milhões de euros. Mas o orçamento disponível é de apenas cerca de 350 milhões, uma vez que mil milhões do orçamento inicial foram já “gastos” em Dezembro passada, na primeira fase desta chamada.

Podiam candidatar-se projectos de serviços e infra-estruturas de todos os meios de transporte.

A outra chamada é relativa ao CEF Transport SESAR, programa relativo à gestão do tráfego no Céu Único Europeu. Foram candidatadas 33 propostas de estudos ou de implementação de tecnologias ou práticas, novas ou já testadas, que alavanquem os sistemas e normas de Gestão do Tráfego Aéreo (ATM, na sigla em inglês) harmonizada na Europa.

Os candidatos solicitaram um total de 407 milhões de euros de co-financiamento da UE, para um orçamento disponível de 290 milhões de euros.

Os resultados da avaliação das candidaturas deverão ser anunciados até Outubro de 2018.

 

Tags:

Os comentários estão encerrados.