A INEA, agência europeia que gere o Mecanismo Conectar Europa (CEF), recebeu 427 candidaturas nas chamadas de 2015 do CEF – Transportes, que ontem encerraram.

CEF

Juntos, os projectos apresentados reclamam co-financiamentos comunitários de 12,96 mil milhões de euros, quando o orçamento disponível é de 7,6 mil milhões, anunciou a agência.

O maior número de candidaturas – 287 – foi apresentada na chamada geral do CEF-Transportes, num total de 3,17 mil milhões de euros solicitados para um orçamento de 1,09 mil milhões de euros.

Já na chamada reservada aos países da Coesão (entre os quais se conta Portugal) foram apresentadas menos candidaturas – 140 – mas implicando um maior apoio comunitário: 9,79 mil milhões de euros. O orçamento disponível é, aqui, de 6,47 mil milhões de euros.

O prazo para a apresentação das candidaturas iniciou-se a 5 de Novembro do ano passado e terminou ontem. Os resultados finais das candidaturas seleccionadas deverão ser anunciados o mais  tardar em Julho.

Nas chamadas do CEF-Transportes do ano passado, as primeiras e com maior orçamento, foram seleccionados 276 projectos, que receberão um co-financiamento comunitário de 13,1 mil milhões de euros.

 

Tags:

Comments are closed.