A Captrain España encomendou à Stadler mais oito locomotivas eléctricas Euro6000, para bitola UIC e bitola ibérica.
Com as novas locomotivas, com entrega prevista até 2025, a Captrain aposta no reforço do transporte ferroviário de mercadorias entre Espanha, França e até ao Luxemburgo, por um lado, e, com a Takargo, no aumento dos tráfegos ibéricos.
Das oito locomotivas agora contratadas, cinco serão para operar na rede de bitola UIC e as restantes três em bitola ibérica.
O investimento – cujo valor não foi divulgado no comunicado emitido a propósito – é co-financiado pelo Programa de Apoio ao Transporte Sustentável e Digital de Espanha, no âmbito do PRR do país vizinho.
Actualmente, a Captrain España detém uma frota de 12 locomotivas Stadler Euro6000 (as mais potentes do mercado) e espera receber nos próximos meses mais quatro.
No ano passado, a Captrain España e a Takargo operaram um total de 18 136 comboios comerciais, dos quais 27% foram internacionais. Juntas, as duas operadoras reclamam a liderança no tráfego entre Portugal e Espanha, com ligações diárias “sem interrupção operacional nas fronteiras, [entre] a Galiza, Tarragona, Saragoça, Valência e Norte de Espanha com Porto, Lisboa, Setúbal, Coimbra e Figueira da Foz”, realça o comunicado.