Interessado em ser maquinista ferroviário? A Captrain Portugal (ex-Takargo) vai promover um curso de formação a partir de Setembro. Mas sem garantia de emprego.
10 de Maio é o prazo limita para a apresentação de candidaturas ao curso de maquinista ferroviário promovido pela Captrain Portugal. Só serão aceites 20 formandos. As aulas começarão a 23 de Setembro e prolongar-se-ão por cerca de sete meses.
Podem candidatar-se maiores de 18 anos, com a escolaridade obrigatória cumprida e aprovados nos exames de aptidão médica e psicológica a realizar por imposição do IMT.
O plano do curso prevê 625 horas de formação, das quais 500 horas teóricas e as restantes 125 destinadas a visitas de estudo e realização de operações em ambiente controlado. A formação terá lugar na sede da empresa, em Alverca do Ribatejo.
Os formandos que obtenham aprovação em todas as 19 unidades pedagógicas poderão realizar o exame profissional para a obtenção da Carta de Maquinista, da responsabilidade do IMT.
A participação no curso de maquinista promovido pela Captrain Portugal tem um custo de dez mil euros, que pode ser pago de uma só vez (com um desconto de 5%) ou em cinco mensalidades consecutivas. Acrescem os custos dos exames médicos e psicológicos e o exame final no IMT.
A aprovação no exame final “não gera automaticamente qualquer vínculo laboral com a Captrain”, avisa a operadora ferroviária.
Os interessados podem consultar a informação disponível sobre o curso aqui.