A espanhola Captrain (ex-Comsa Rail) iniciou os testes para a homologação das locomotivas eléctricas Euro6000, da Stadler, para a bitola europeia.
Estes primeiros testes das Euro6000 de bitola UIC decorrem na linha de Alta Velocidade Huescas – Saragoça. Seguir-se-ão mais noutras linhas da rede espanhola, e bem assim em França e no Luxemburgo.
A Captrain España e a Alpha Trains (companhia locadora) encomendaram à Stadler 11 locomotivas Euro6000, cinco para bitola europeia e seis para bitola ibérica. Com as cinco locomotivas de bitola UIC, a operadora pretende poder assegurar a tracção de comboios directos, desde Espanha até ao Centro da Europa.
As novas máquinas estão preparadas para operar com três tensões de catenária (1,5 kV CC, 3 kV CC e 25 kV CA) e alcançam uma velocidade máxima de 120 km/hora.
Já as locomotivas para bitola ibérica destinam-se ao transporte de mercadorias nas linhas espanholas electrificadas a 25 kV.
A Captrain España é parceira da Takargo na Ibercargo, uma JV a 50-50 dedicada ao transporte ibérico de mercadorias.