Os volumes de carga aérea movimentados nos aeroportos nacionais nos primeiros nove meses do ano cresceram 14,9%, divulgou o INE.
Entre Janeiro e Setembro, contaram-se 185 890 toneladas de carga aérea (carga e correio), voluma que compara com as 161 848 toneladas de 2023.
O aeroporto de Lisboa continua a ser o grande impulsionador da carga aérea em Portugal, concentrando 143 868 toneladas, a crescer 18,8% em termos homólogos.
Pelos demais aeroportos passaram 42 022 toneladas, 3,1% acima do realizado em 2023, mas ainda abaixo dos números de 2022.
O crescimento do aeroporto de Lisboa é explicado em parte pelo aumento da carga em trânsito (com o Humberto Delgado a funcionar também como hub para as mercadorias). Mas também pela concentração dos voos na capital, que obrigam ao encaminhamento das cargas para ali (ainda no recente Seminário de Carga Aérea do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, alguém lembrou que o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no que toca à carga, funciona mais como uma central de camionagem…).
Positivo, sem dúvida, o aumento da carga aérea, particularmente no aeroporto de Lisboa tem vindo a agudizar as dificuldades de operação, com as companhias e transitários a reclamarem um aumento da capacidade de resposta, nomeadamente dos handlers.
Nos passageiros, os primeiros nove meses do ano saldaram-se em 54,4 milhões, num crescimento homólogo de 4,4%.
Aqui, o aeroporto do Porto teve o melhor desempenho, com um avanço de 4,9% até aos 12,3 milhões de passageiros. Lisboa contou 26,7 milhões (mais 4,4%) e Faro praticamente oito milhões (mais 2,1%). Os demais aeroportos movimentaram 7,5 milhões de passageiros, num aumento de 6,1%.