O mercado mundial de carga aérea recuou 8,1% no primeiro semestre, enquanto a capacidade aumentou 9,9%, face ao período homólogo de 2022, divulgou a IATA.
Entre as companhias europeias, a quebra da procura de carga aérea atingiu os 10,2%, ao passo que a oferta de capacidade cresceu 2,5%, ainda de acordo com os dados da associação internacional.
Na Ásia-Pacífico, o maior mercado regional, a procura recuou 6,5%, mas a oferta disparou 27%. Na América do Norte, o mercado recuou 10,5%, mas a capacidade também cedeu 0,7%.
Em Junho, o mercado mundial de carga aérea regrediu apenas 3,4% em termos homólogos, Foi a menor contracção mensal homóloga desde Fevereiro de 2022, destacou a IATA. Comparando com Junho de 2019 (antes da pandemia) a quebra foi apenas de 2,4%, reforçou.
Ainda em Junho, a oferta de capacidade aumentou 9,7% em termos homólogos, mas ficou somente 3,7% acima do nível verificado antes da pandemia.
Comentando os resultados, Willie Walsh, director-geral da IATA, disse-se “esperançado numa melhoria das difíceis condições de mercado para a carga aérea à medida que a inflação alivie nas maiores economias (…),o que poderá estimular a actividade económica”.