Nos primeiros oito meses do ano, os aeroportos nacionais geridos pela ANA movimentaram perto de 92 mil toneladas, mais 18% que há um ano.
Em Agosto, a movimentação de cargas nos aeroportos do Continente e dos Açores ascendeu a 10 755 toneladas, mais 8,5% do que no mesmo mês de 2009.
Destacou-se o aeroporto do Porto, com um crescimento de quase 18% e um registo de 2 553 toneladas. Em Lisboa foram movimentadas 7 481 toneladas (mais 8%). Todos os demais aeroportos, à excepção de Santa Maria, estiveram claramente em terreno negativo.
No acumulado desde o início do ano, o crescimento da actividade da carga cifra-se em perto de 18%, com destaque para Lisboa, que progride 20% para cima das 62 mil toneladas. No Porto, a soma já chega às 23 400 toneladas, mais 16% que há um ano.
Entre os demais aeroportos apenas merece menção o de Ponta Delgada, com um total de quatro mil toneladas movimentadas.
Sendo positivo, o resultado registado em Agosto é o segundo pior registo mensal do ano, só superado, pela negativa, por Abril, quando a actividade apenas progrediu 2,6% em termos homólogos.
Nos passageiros, os aeroportos da ANA já somam quase 17,5 milhões nos primeiros oito meses do ano. Em Agosto foram 3,2 milhões, mais 10% do que há um ano.
O aeroporto Francisco Sá Carneiro destacou-se, com um aumento de tráfego de 24%, até aos 622 mil passageiros, enquanto a Portela fixou um novo recorde mensal, com um 1,6 milhões de passageiros processados.
Em ambos os casos, tudo se conjuga para que o ano corrente seja o melhor de sempre, retomando o crescimento interrompido em 2009 pela crise internacional.