Nos primeiros quatro meses do ano o porto da Figueira da Foz processou 581 mil toneladas, mais 63 mil do que há um ano. Mas em Abril interrompeu o ciclo de ganhos sucessivos que vinha registando desde o arranque de 2012.
A carga geral é a única responsável pelo aumento da actividade no porto figueirense. Desde Janeiro cresceu 45%, ou 100 mil toneladas, para um total de 323 mil toneladas.
Os granéis sólidos, o segundo agregado de mercadorias na Figueira da Foz, recuaram 11%, para perto das 196 mil toneladas. A carga contentorizada retraiu-se 16% para as 55 mil toneladas. Os granéis líquidos perderam 26% e são cada vez mais residuais, com menos de sete mil toneladas processadas.
Em Abril, movimentaram-se na Figueira da Foz perto de 155 mil toneladas, naquele que foi o primeiro registo do ano abaixo do realizado no mês homólogo de 2011. No caso, a baixa foi de 6%, insuficiente para inverter a tendência. Mas desta feita nada escapou, nem mesmo a carga geral.
Nos primeiros quatro meses do ano escalaram o porto comercial da Figueira da Foz 161 navios. Mais 15 do que no período homólogo e maiores também: 16% em termos de arqueação bruta.