Terça-feira, Janeiro 26, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carga geral sustenta recorde dos portos nacionais até Julho

por T&N
23/09/2014
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Nos primeiros sete meses do ano, os principais portos nacionais movimentaram 47,2 milhões de toneladas. Um recorde absoluto. Graças (essencialmente) à carga. Apesar dos granéis líquidos.

Face ao período homólogo de 2013, o resultado agora divulgado pelo IMT representa um ganho de 2,7%. Setúbal é o porto que mais cresce (22,4% até aos 4,8 milhões de toneladas). Lisboa o que mais perde (3,3% para 6,9 milhões). Pelo meio, Leixões avança 3,8% (para 10,5 milhões de toneladas), Viana do Castelo 3,4% (294 mil toneladas) e a Figueira da Foz 1,6% (1,2 milhões de toneladas). Sines continua em perda (1,7%) mas é líder incontestado com 20,7 milhões de toneladas.

No final dos primeiros sete meses, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal somam resultados recordes.

A carga geral é cada vez mais o “motor” dos portos nacionais, com um total de 20,9 milhões de toneladas processadas, mais 12,9% que há um ano. A carga contentorizada já vale 15,8 milhões de toneladas (mais 12,9%), a carga fraccionada representa 4,6 milhões de toneladas (mais 8,9%) e a carga ro-ro mais do que duplica para as 355 mil toneladas.

Os granéis sólidos também contribuem para o recorde, com 10,2 milhões de toneladas (mais 6,8%).

Ao invés, os granéis líquidos, tradicionalmente os mais importantes em volume, continuam em perda, de 10,2%, com 16,2 milhões de toneladas contabilizadas.

O IMT sublinha ainda o facto de a carga embarcada continuar a crescer, ao invés das mercadorias desembarcadas (6,6% contra-0,4%). Sendo que em Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal as cargas se sobrepõem mesmo às descargas.

Em Agosto, os portos do Continente voltaram a perder carga (menos 1,4% para 7,3 milhões de toneladas). À conta da quebra de 7,4% nos granéis líquidos (2,7 milhões de toneladas) e da baixa de 7,2% nos granéis sólidos (1,5 milhões de toneladas), que a carga geral não logrou compensar, apesar da subida de 8% para os 3,1 milhões de toneladas.

Notícias Relacionadas

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa
Marítimo

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

25 de Janeiro, 2021
IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões
Veículos Comerciais

Camiões portugueses entre os idosos da UE

25 de Janeiro, 2021
Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos
Infra-estruturas

Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

25 de Janeiro, 2021
A seguir

Terminal de contentores no Barreiro só depende do ambiente

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

25 de Janeiro, 2021
IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

Camiões portugueses entre os idosos da UE

25 de Janeiro, 2021
Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

25 de Janeiro, 2021
ShortSea Portugal ensaia um novo fôlego

Portugal lidera rede europeia de shortsea

25 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade