A carga movimentada em Fevereiro no aeroporto do Porto ficou-se pelas 2 705 toneladas, 11,5% menos do que no mesmo mês de 2010. Nos passageiros, o resultado de agora foi 15% superior ao de há um ano.
Em Fevereiro, a Air France voltou a destacar-se por ser a única companhia a crescer, e logo quase 6%, para um total de 400 toneladas movimentadas. A Sar Air, que opera os voos da UPS, também pisou terreno positivo, mas apenas por 0,5%, com um registo de 807 toneladas.
A TNT foi, entre as principais companhias, a que cedeu mais terreno no segundo mês do ano, com apenas 216 toneladas (menos 22%). A TAP ficou perto, ao cair 18% para as 365 toneladas. E a EAT, ou DHL Aviation, perdeu 10% para as 603 toneladas.
Em termos acumulados, o aeroporto do Porto soma agora 5 515 toneladas, menos 7% que no final de Fevereiro de 2010.
A Star Air lidera, com 1 576 toneladas (mais 1%), seguida da EAT, com 1 204 toneladas (menos 5%). A ganhar 22%, a Air France é terceira, com 880 toneladas, à frente da TAP, com 697 toneladas (menos 24%) e da TNT Airways, que perde 23% para as 698 toneladas.
Nas passagens, o aeroporto Francisco Sá Carneiro continua a crescer, muito por acção das “low cost” e em particular da Ryanair, que cresce perto de 49&, com perto de 150 mil passageiros em Fevereiro e mais de 302 mil nos dois primeiros meses do ano.
Em Fevereiro, o aeroporto do Porto movimentou 362 149 passageiros, sendo 149 986 da Ryanair (mais 49%), 103 047 da TAP (menos 6%), 50 301 da EasyJet (mais 13%), 17 314 da Lufthansa (mais 9%) e 9 907 da Transavia (menos 4%).
Em termos acumulados, num total de 770 156 passageiros (mais 17%), a Ryanair soma cerca de 302 mil (mais 49%), a TAP 236 mil (menos 1%), a EasyJet 103 mil (mais 18%), a Lufthansa 36 mil (mais 4%) e a Transavia 71 mil (menos 4%).
Ainda em Março a Ryanair deverá inaugurar duas novas rotas de/para o Porto, e a Ryanair, a Transavia e EasyJet deverão aumentar frequências ou retomar alguns destinos sazonais, de acordo com a Direcção do aeroporto nortenho.