A CargoBeamer iniciou as operações no seu novo terminal de Calais, que pretende seja o primeiro de uma rede de terminais intermodais.
O terminal, inaugurado no passado sábado, ao cabo de 11 meses de trabalhos, tem capacidade para operar diariamente seis pares de comboios (seis chegadas e seis partidas), permitindo à CargoBeamer movimentar 432 semi-trailers.
A carga / descarga de um comboio completo não demora mais de 20 minutos.
No imediato, a CargoBeamer arrancará no próximo sábado, dia 17, com o primeiro serviço regular, entre Calais e Perpignan, no Sul de França, com uma frequência de quatro ligações semanais. A ideia é chegar ao Mediterrâneo e à Península Ibérica.
Para o último trimestre deste ano está previsto o início de uma ligação entre Calais e Domodossola, no Norte de Itália. Previstas estão igualmente ligações para a Europa Central e de Leste .
A operadora alemã sublinha a localização estratégica do novo terminal, próximo do porto de Calais e do Eurotunnel, ambos vias fundamentais para os fluxos de mercadorias entre a Europa continental e o Reino Unido.
E por isso está desde já garantida a possibilidade de expansão do terminal para o dobro dos movimentos, ou seja, 12 pares de comboios diários.
Cada comboio pode transportar 36 semi-reboques. A tracção é assegurada pela DB Cargo. A carga / descarga de cada composição demora apenas 20 minutos.