A Cargolux está pronta a investir 75 milhões de dólares (69,1 milhões de euros) na Cargolux China, que deverá iniciar as operações em 2017.
A notícia é avançada pelo “Luxeburger Wort”, que cita o chairman da Cargolux, Paul Helminger. A Cargolux China é uma jojnt-venture entre a companhia luxemburguesa e o seu accionista chinês HNCA (Henan Civil Aviation Development & Investment Co).
Segundo o executivo, o investimento dividir-se-á em 25 milhões de dólares em capital e mais 50 milhões em empréstimos dos accionistas.
Ainda não foi decidido se a Cargolux China operará com Boeing 747-400 usados ou se adquirirá novos aviões para realizar as rotas iniciais para a China e países asiáticos vizinhos. A decisão deverá ser dada a conhecer após uma reunião de direcção marcada a próxima terça-feira (dia 19).
Nessa mesma reunião deverá, também, ser decidida a estrutura accionista da Cargolux China. Em 2013, a HNCA aplicou 120 milhões de dólares (110,7 milhões de euros) na compra de 35% da Cargolux, permanecendo o restante capital no Estado do Luxemburgo.
À margem de uma visita à província chinesa de Henan, o ministro para o Desenvolvimento Sustentável e das Infra-estruturas do Luxemburgo, François Bausch, referiu ao mesmo jornal que as posições accionistas poderão inverter-se na Cargolux Chin, com a HNCA e o aeroporto de Zhengzhou a ficarem com 65% e a Cargolux 35%. A confirmação chega na próxima semana.