Sábado, Maio 24, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cargolux obrigada a repensar o futuro

por T&N
26/10/2016
em Aéreo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Cargolux terá de tomar decisões difíceis e inverter a estratégia se quiser sobreviver. A afirmação, em jeito de aviso, é do novo CEO da companhia luxemburguesa, Richard Forson, que substituiu Dirk Reich no cargo em Agosto foi feita, em entrevista à “Air Cargo News”.

cargolux-b747-8f

Richard Forson questiona-se, mesmo, se a Cargolux poderá sobreviver nos moldes actuais, como companhia “all cargo”, com uma concorrência feroz e pouco mercado. “Podemos sobreviver como companhia no actual ambiente de preços médios de frete?”.

O executivo sublinha que a mudança de estratégia será para a companhia tornar-se “sustentável na actual conjuntura, mas, mais importante, para posicioná-la para a operação no século XXI”. Forson salienta ainda que a Cargolux poderá ter de diversificar os negócios em que está presente para “outras áreas… talvez não relacionadas com o ar”.

Lertambém

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

23/05/2025
Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025

Qatar Airways e China: dois problemas

Além dos problemas relacionados com o ambiente de mercado, a Cargolux está, de acordo com fontes citadas pelo “The Loadstar”, a braços com dois problemas adicionais. Um são as “reminiscências” da extinta parceria com a Qatar Airways, outro é a parceria na China.

Sobre o primeiro, o acordo de parceria em 2011 permitiu à companhia do Médio Oriente obter liberdade de tráfego no Luxemburgo e, no Verão, a Qatar Airways anunciou a mudança do hub europeu de mercadorias de Liège para o Grão-Ducado. Para já, a opção não é uma ameaça, mas esse cenário pode, porém, mudar.

O outro problema da Cargolux é o hub em Zhengzhou. “Ter um hub no Luxemburgo já coloca a Cargolux numa posição desfavorável – tem de transportar cargas por camião, acrescentando tempo e custos à operação. Com um hub secundário semelhante em Zhengzhou, onde também é preciso colocar as mercadorias em camiões, as dificuldades são duplicadas e os custos acrescidos”, refere a mesma fonte.

Anterior CEO acusado

Neste cenário de mercado e da própria empresa, a Cargolux é, ainda assim, das poucas companhias que está a investir na aquisição de novos aviões cargueiros. A fonte do “The Loadstar” acusa o anterior CEO da companhia, Dirk Reich, de nem sempre ter actuado em favor dos interesses da Luxemburgo durante os dois anos em que liderou a empresa.

A mesma fonte prossegue essa tese com o facto de Reich ter alegado querer “passar mais tempo com a família” quando anunciou a saída da Cargolux, mas que isso acabou por significar gerir uma companhia da sua família, a R+R International, que vai abrir um escritório em… Zhengzhou.

A fonte do “The Loadstar” vai mais longe e acusa Reich de ter sido um “yes man” para os chineses, colocando os interesses de Zhengzhou à frente dos do Luxemburgo.

Notícias Relacionadas

FedEx lança B767F entre Madrid e Paris
Aéreo

Federal Express continua líder na carga aérea

18/08/2022
Alibaba investe mais 3 mil milhões na logística
Aéreo

Alibaba lança voo entre Hong Kong e São Paulo

08/03/2022
Qatar Airways processa Airbus pela degradação dos A350
Aéreo

Qatar Airways processa Airbus pela degradação dos A350

21/12/2021
A seguir
Governo quer concessionar marinas

Autarquias vão poder gerir marinas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

23/05/2025
Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados