Carlos Gomes Nogueira é o escolhido do Governo para presidir à CP nos próximos três anos, anunciou hoje a tutela, em comunicado.
O ex-administrador da Groundforce sucederá a Manuel Queiró, que dirige a operadora ferroviária desde 2013,quando foi nomeado pelo anterior Executivo.
No comunicado emitido a propósito, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas explica que o Governo solicitou à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) os necessários pareceres com vista à nomeação do Conselho de Administração da CP para o mandato 2017-2020.
Além de Carlos Gomes Nogueira, o novo Conselho de Administração da CP integrará, como vogais, Sérgio Abrantes Machado e Ana dos Santos Malhó, que substituirão Nuno Sanches Osório e Maria João Semedo Calado Lopes.
Carlos Gomes Nogueira é licenciado em Gestão e era até agora administrador executivo da Europartners, tendo, entre 2011 e 2014, desempenhado funções executivas como administrador na Groundforce. Foi também fundador e dirigente da Confederação do Turismo Português e membro do Conselho Directivo do ISCTE.
Sérgio Abrantes Machado é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e era até agora director-geral da Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF), na qual também integrou o Conselho de Administração, e desempenhou diversas funções na TAP.
Ana dos Santos Malhó é licenciada em Administração e Gestão de Empresas e integrava, desde 2013, o Conselho Directivo da EMEF. Foi também vogal do Conselho Fiscal da CP Carga e directora financeira da CP.
“O novo CA da CP terá como prioridades o desenvolvimento de uma política que contribua para a coesão territorial do país, a renovação estratégica do material circulante e a reestruturação orgânica da empresa”, conclui o comunicado do gabinete de Pedro Marques.