Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carlos Vasconcelos: bitola não é o problema

por T&N
03/11/2020
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A bitola ibérica não é um entrave ao desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias, insistiu Carlos Vasconcelos (Medway), hoje, no Congresso da Adfersit.

Não é por causa da bitola que o transporte ferroviário não é competitivo (face à rodovia), defendeu Carlos Vasconcelos, no painel dedicado à interoperabilidade ibérica e europeia. Ele há outros constrangimentos, como a impossibilidade de realização de comboios de 740 metros, a falta de linhas electrificadas, as pendentes excessivas ou a multiplicidade de sistemas de controlo de tráfego, enumerou.

Constrangimentos conhecidos e reconhecidos, e que podem ser resolvidos num curto espaço de tempo e com um investimento relativamente baixo, sublinhou o presidente da Medway. E que se traduzirão num aumento da capacidade de carga, na diminuição dos custos com combustível e na redução das emissões poluentes.

Tratando de demonstrar que a bitola não é, por si, um entrave, Carlos Vasconcelos lembrou que na Península Ibérica não há diferenças de bitola e no entanto a quota da ferrovia no transporte de mercadorias fica-se pelos 6-8%. Outro exemplo: todos os dias chegam à Europa comboios da China, depois de passarem por quatro bitolas diferentes, e são competitivos. E outro ainda: o “comboio da Autoeuropa”, que durante alguns meses ligou Portugal e a Alemanha.

Carlos Vasconcelos desvalorizou também a necessidade de transferir as cargas na fronteira dos Pirinéus: uma carga Portugal – Alemanha custa 1 900 / 2 000 euros e pode demorar 72 horas; o transbordo das cargas custa 50 euros e demora 4-6 horas, disse.

A bitola europeia não será, pois, a panaceia para os males do transporte ferroviário de mercadorias. Mas quando acontecer será “outro sobre azul”, concedeu o líder da Medway.

O 14.º Congresso da Adfersit decorre hoje e amanhã, sob o mote “Mobilidade Sustentável para todos”. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS é Media Partner.

Notícias Relacionadas

Medway investe na revisão das locomotivas
Press Releases

Medway aumenta salários em 7,8% em 2023

26/01/2023
Medway retoma comboio Setúbal – Entroncamento – Leixões
Ferroviário

Medway retoma comboio Setúbal – Entroncamento – Leixões

19/01/2023
Medway atenta à abertura da Renfe a parceiros
Ferroviário

Medway já formou 200 maquinistas em Espanha

20/12/2022
A seguir
Pedro Galveia

Carga contentorizada – Acidentes e incidentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

CMA CGM compra maioria do porto seco de Azuqueca

CMA CGM compra maioria do porto seco de Azuqueca

03/02/2023
Embaixadores da América Latina de olhos postos em Sines

Embaixadores da América Latina de olhos postos em Sines

02/02/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre

ONE revê em baixa previsões para o final do ano

02/02/2023
APDL já opera o terminal ferroviário de Leixões

APDL já opera o terminal ferroviário de Leixões

02/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist