A Carnival Corporation já investiu 500 milhões de dólares (422,8 milhões de euros) na instalação de scrubbers nos seus navios.
A Carnival indica já ter instalado filtros em 77% da frota desde que começou a optar pela tecnologia, em 2013. O objectivo é equipar toda a sua frota com filtros de gases de escape.
A companhia optou por scrubbers de circuito aberto, que estão a ser proibidos em alguns países por descarregarem de volta no mar a água usada no processo de limpeza do combustível. A operadora garante, porém, que os seus scrubbers são seguros. “A água do mar é monitorizada por sensores de pH, PAH e turvação através do processo para garantir que se cumprem ou excedem os padrões exigidos pela IMO antes de retornar ao oceano”, indica no relatório de sustentabilidade de 2019. “
A Carnival cita testes independentes que mostram que os filtros superam as alternativas de combustível com baixo teor de enxofre, como o gasóleo marinho (MGO), em termos de emissões atmosféricas mais limpas, e não têm impacto ambiental negativo nos oceanos e mares. A Carnival destaca, em concreto, um estudo que realizou com a DNVG, divulgado em Março último.
Carnival aposta no GNL
Além dos scrubbers, a Carnival é uma grande defensora do GNL como combustível, tendo já adicionado à sua frota dois navios movidos a GNL, o Costa Smeralda e o AIDAnova.
A companhia tem outros nove navios de cruzeiro de última geração encomendados, que também serão movidos a GNL, tanto no porto como em mar aberto, com entregas previstas entre 2020-2025.