Importantes carregadores, como a GlaxoSmithKline, a Lenovo e a Vodafone, estão entre os primeiros signatários da Trust Your Supplier (TYS), a nova plataforma de Blockchain da IBM, em parceria com a Chainyard.

De acordo com a IBM, a solução visa melhorar a validação de fornecedores, a integração e a gestão de informações sobre o ciclo de vida das mercadorias. A TYS cria um “passaporte digital” para a identidade do fornecedor na rede Blockchain que permite aos fornecedores partilharem informações com qualquer comprador permitido na rede.

Ao usar a Blockchain, a partilha de dados é baseada em permissões, o que, indica a IBM, “deverá” ajudar a reduzir o tempo e o custo associados com a qualificação, validação e gestão de novos fornecedores.

O chefe da cadeia de abastecimento do centro de dados da Lenovo, Renee Ure, disse que a nova plataforma pode vir a revelar-se “transformadora”.

“A Blockchain tem a capacidade de transformar completamente a forma como as companhias validam e gerem a sua rede de fornecedores. Através da TYS, compradores e fornecedores verão os benefícios da Blockchain em termos de custos, complexidade e velocidade”, afirma, citado em comunicado.

A consultora Gartner anunciou que a Blockchain rastreará dois biliões de dólares (1,79 biliões de euros) de mercadorias por ano até 2023, com a IBM interessada em validar quatro mil dos seus próprios fornecedores este ano.

 

Comments are closed.