A Nike juntou-se à Ocean Conservancy no Compromisso Empresarial de Transporte no Ártico, que defende a não utilização das rotas marítimas do Ártico.
Entre os signatários do compromisso estão outros grandes carregadores como a Bestseller, a Columbia, a Gap, a H&M, a Kering, a Li & Fung ou a PVH, além das companhias de transporte CMA CGM, Evergreen, Hapag-Lloyd e MSC. As partes instam outras companhias e sectores a juntarem-se ao movimento em defesa do Ártico.
“Os perigos das rotas de transporte trans-Ártico superam todos os benefícios percebidos e não podemos ignorar os impactos das emissões de gases de efeito estufa do transporte no nosso oceano”, refere, citado pela assessoria de imprensa, Janis Searles Jones, CEO da Ocean Conservancy.
“A Ocean Conservancy aplaude a Nike por reconhecer que a verdadeira linha de fundo aqui é uma responsabilidade partilhada pela saúde do Ártico – e acredita que o anúncio impulsionará as acções necessárias para evitar os transportes de risco no Ártico e espera que surjam compromissos adicionais para reduzir as emissões do transporte global”, acrescenta.
Ao arrepio deste movimento, a Rússia estará a apostar no desenvolvimento do tráfego de mercadorias através do Ártico. E o mesmo se passará com as companhias chinesas, lideradas pela Cosco.
A utilização das rotas do Ártico tende a ser facilitada pelo degelo. As rotas são mais curtas que as tradicionais mas implicam riscos para o habitat.