A ZEMBA, que agrega grandes carregadores globais, lançou um concurso para o transporte de 600 mil TEU por navios utilizando combustíveis “limpos”.
A Amazon, Eletrolux, Philips, Ikea, Nike, Levi Strauss & Co são alguns dos mais de 20 membros, todos companhias globais, da ZEMBA, ou Zero Emission Maritime Buyers Alliance, que se propõe acelerar o processo de transição para os combustíveis marítimos de zero emissões.
Agora, e cumprindo o anunciado em Julho, a ZEMBA lançou um primeiro concurso para “comprar” serviços de transporte marítimo de 600 mil TEU, ao longo de três anos, em navios que utilizem combustíveis zero emissões.
Podem concorrer operadores isolados ou em consórcio, conquanto sejam capazes assegurar o volume de transportes pretendido, em distâncias de 6 000 milhas náuticas, tenham garantido o acesso a combustíveis que permitam a redução de pelo menos 90% das emissões GEE (comparativamente aos combustíveis e considerando todo o ciclo de vida) e se sujeitem a verificações externas da sua performance ambiental.
Os termos do concurso foram, de resto, elaborados com a ajuda de parceiros externos como o Lloyd’s Register.
Com esta iniciativa pretende-se evitar a emissão de um milhão de toneladas de CO2, o equivalente a retirar das estradas cerca de 215 mil automóveis.
No âmbito do concurso, a ZEMBA negociará com os transportadores o pagamento de um “prémio” para compensar os sobrecustos inerentes à descarbonização.
Os contratos finais serão negociados directamente entre os carregadores e os transportadores.