A Carris e o Metropolitano de Lisboa lançaram hoje uma campanha de combate à fraude na utilização dos seus serviços, que penaliza em mais de oito milhões de euros/ano as contas das duas empresas.
Sob o mote “Abra os olhos e combata a fraude”, pretende-se alertar os clientes para a “necessidade de todos serem detentores de um título de transporte válido, bem como para a utilização correcta do sistema de bilhética, como forma de garantir a sustentabilidade do seu transporte público”.
A campanha visa também alertar para as consequências da fraude e para os seus efeitos negativos, segundo informação das empresas.
Na Carris, a campanha será visível no interior e no exterior dos autocarros, o mesmo acontecendo nas composições do Metropolitano. Os ecrãs das máquinas de venda de títulos de transporte do ML, os sites e as páginas do Facebook das duas empresas são outros suportes da mensagem de combate à fraude.
O investimento global na campanha é de 9 900 euros. Uma “gota de água”, comparada com as perdas sofridas pelas duas operadoras públicas com a utilização fraudulenta dos serviços. Segundo um estudo encomendado pelo Governo, na Carris a taxa média de fraude é de 15,2% e estará a provocar perdas mensais superiores a 400 mil euros (mais de cinco milhões de euros no final de um ano) e no Metropolitano a taxa média de fraude nas 18 estações analisadas (cerca de 35% do total) situa-se em 1,1%.