A Carris e a Prio anunciam para o segundo semestre o arranque na capital de uma linha de autocarros alimentados exclusivamente a Zero Diesel.
O Beato Biobus, como foi baptizado o projecto, colocará em circulação oito autocarros alimentados a “diesel totalmente livre de petróleo”, numa linha regular da Carris que servirá o Hub Criativo do Beato.
O “diesel sem petróleo” foi desenvolvido pela Prio na sua fábrica de biocombustíveis, em Aveiro, e é produzido inteiramente a partir de matérias-primas residuais, o que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa.
E por isso, no âmbito do projecto, serão instalados vários oleões na zona do Hub Criativo do Beato para recolha de óleos alimentares usados, que serão transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona.
Além do mais, a utilização do biocombustível não implica qualquer transformação nos autocarros tradicionais.
Com o Beato BioBus, Carris e Prio estimam que seja possível poupar mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1 118 toneladas de emissões de CO2 por ano.
Este projecto nasceu da candidatura da Startup Lisboa, com a direcção técnica da Lisboa E-Nova, ao EEA Grants, Aviso #4, Programa Ambiente para a criação do Hub Criativo do Beato Living Lab, que contempla também outros 8 projetos.
Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a PRIO e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.
O BioBus sucede, na prática, a um outro projecto, comum, o Movido a Biodiesel, que entre Agosto de 2018 e Maio de 2020 abasteceu uma linha de seis autocarros com Zero Diesel.
Durante esse período foram transportados cerca de dois milhões de passageiros e percorridos mais de 320 000 km graças à reciclagem de 205 000 litros de óleos alimentares usados, que permitiu poupar o equivalente a 500 toneladas de emissões de CO2.