Domingo, Junho 26, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Inovação

Carris e Prio promovem carreira a biodiesel

por T&N
31/05/2021
em Inovação, Mobilidade
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Carris e a Prio anunciam para o segundo semestre o arranque na capital de uma linha de autocarros  alimentados exclusivamente a Zero Diesel.

O Beato Biobus, como foi baptizado o projecto, colocará em circulação oito autocarros alimentados a “diesel totalmente livre de petróleo”, numa linha regular da Carris que servirá o Hub Criativo do Beato.

O “diesel sem petróleo” foi desenvolvido pela Prio na sua fábrica de biocombustíveis, em Aveiro, e é produzido inteiramente a partir de matérias-primas residuais, o que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa.

E por isso, no âmbito do projecto, serão instalados vários oleões na zona do Hub Criativo do Beato para recolha de óleos alimentares usados, que serão transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona.

Além do mais, a utilização do biocombustível não implica qualquer transformação nos autocarros tradicionais.

Com o Beato BioBus, Carris e Prio estimam que seja possível poupar mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1 118 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Este projecto nasceu da candidatura da Startup Lisboa, com a direcção técnica da Lisboa E-Nova, ao EEA Grants, Aviso #4, Programa Ambiente para a criação do Hub Criativo do Beato Living Lab, que contempla também outros 8 projetos.

Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a PRIO e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.

O BioBus sucede, na prática, a um outro projecto, comum, o Movido a Biodiesel, que entre Agosto de 2018 e Maio de 2020 abasteceu uma linha de seis autocarros com Zero Diesel.

Durante esse período foram transportados cerca de dois milhões de passageiros e percorridos mais de 320 000 km graças à reciclagem de 205 000 litros de óleos alimentares usados, que permitiu poupar o equivalente a 500 toneladas de emissões de CO2.

Banner newsletter

Notícias Relacionadas

Aveiro testa biocombutível nas lanchas dos pilotos
Marítimo

Aveiro testa biocombutível nas lanchas dos pilotos

17/06/2022
Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Operadores de transporte público de Lisboa criam associação

09/02/2022
Atomic fornece 70 autocarros a GNC à Carris
Veículos Comerciais

Atomic fornece 70 autocarros a GNC à Carris

31/01/2022
A seguir
Cascais estreia H2.City Gold da CaetanoBus

Cascais estreia H2.City Gold da CaetanoBus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris Metropolitana com falta de motoristas

Carris Metropolitana adiada na Margem Norte

23/06/2022
A estatística portuária e a teoria da relatividade

Faleceu o Pai da Logística em Portugal

22/06/2022
PE propõe corte de 80% nas emissões até 2050

Transporte marítimo entra no comércio de emissões

22/06/2022
Aveiro renova recorde no primeiro trimestre

Cimpor instala-se no porto de Aveiro

22/06/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist