A Carris propõe-se aplicar cerca de 175 milhões de euros nos próximos quatro anos, na descarbonização e ampliação da frota de acordo com o Plano de Investimentos Plutianual da operadora lisboeta.
Em concreto, a Carris projecta adquirir 416 veículos, dos quais 235 autocarros 100% eléctricos (140 standard, 38 mini e 35 articulados), 175 autocarros atandard a GNC, 20 autocarros a hidrogénio e três eléctricos.
Já para o ano corrente, a operadora, detida pela Câmara de Lisboa, conta receber receber os último três eléctricos de um lote de 15, e as unidades ainda em falta de um total de de 68 autocarros eléctricos adquiridos. E prevê avançar com novos procedimentos para a compra de 75 autocarros standard a GNC, 40 autocarros standard eléctricos e 30 autocarros-mini eléctricos.
Em 2024, o plano de investimentos aponta para 25,9 milhões de euros dispendidos em autocarros e eléctricos, mas a factura subirá para a casa dos 47 milhões nos anos de 2025 e 2026, superando os 60 milhões de euros em 2027.
O esforço de financiamento será suportado por receitas próprias, fundos europeus, pelo PRR e, provavelmente, por recurso ao crédito bancário. A operadora confia, porém, que a melhoria ambiental resultante dos investimentos lhe permitirá aceder a incentivos que ascenderão a cerca de 30% da factura.
No final de 2027, se tudo correr como planeado, a frota da Carris terá aumentado das actuais 764 unidades para 828 viaturas, enquanto a idade média terá sido cortada praticamente para metade, dos 10,3 anos registados em 2023, para 5,6 anos.