Quando se anuncia para este mês ainda um mega-concurso para a compra de autocarros ecológicos para Lisboa e Porto, a Carris está a testar o Lion’s City Hybrid da MAN.

man-lions-city-hybrid

Os testes iniciaram-se há cerca de duas semanas e vão prolongar-se por algumas mais. O autocarro está a percorrer diferentes percursos da operadora na cidade, com 3/4 da sua carga máxima, visando avaliar o seu comportamento na comparação com os modelos tradicionais a diesel.

Mercê da combinação de um motor diesel e de um motor eléctrico, a construtora alemã promete reduções de consumos e de emissões de Co2 na casa dos 30%. Além da redução do ruído e da eliminação dos gases de escape junto às paragens, uma vez que os arranques são feitos exclusivamente em modo eléctrico.

O autocarro híbrido da MAN já circulá há cerca de dois anos em várias cidades europeias, com os operadores a reportarem poupanças entre os 20% e os 30% sem perda de capacidade operacional, garante a marca.

A Carris está igualmente a testar o autocarro 100% eléctrico da CaetanoBus.

O Governo projecta lançar em breve um concurso para a aquisição de 500 autocarros ecológicos para renovar e ampliar as frotas da Carris e da STCP.

Tags:

Comments are closed.