As primeiras três das 51 carruagens compradas pela CP à Renfe iniciam amanhã os ensaios na Linha do Minho, mas ainda não se sabe quando começarão a operar.
O tempo passa e não há meio de as carruagens ARCO adquiridas à Refer e recuperadas pela CP começarem a servir na Linha do Minho, nem de se saber quando isso acontecerá.
Inicialmente, as novas carruagens, adquiridas como sucata, foram anunciadas para o arranque das operações na modernizada Linha do Minho, prevista então para o começo deste ano. Depois, passou-se para o final do primeiro trimestre. A tracção eléctrica em todo o percurso só avançou mesmo a 25 de Abril, mas nem assim as novas carruagens apareceram.
Em finais de Julho, as primeiras três (e serão precisas sete para a Linha do Minho) foram inauguradas nas oficinas de Guifões, mas continuou sem se saber quando começariam o serviço comercial.
Agora, anuncia-se para amanhã, quinta-feira, o início da fase de ensaios de linha, mas a incógnita permanece.
À “Lusa”, fonte da CP explicou que após a conclusão da fase de ensaios de linha, as três carruagens terão de ser certificadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo que ainda não há previsão para o início das marchas comerciais.
A compra das carruagens usadas a Espanha foi justificada com o tratar-se de um bom negócio (cerca de 180 mil euros / unidade, depois de recuperadas) e pela necessidade de aumentar a capacidade de oferta da CP em tempo útil, uma vez que a compra de unidades novas implica esperar anos.