Sexta-feira, Agosto 12, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Rodoviário

Carvão de Moçambique transportado de camião

por T&N
03/06/2011
em Rodoviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Não será de comboio, nem de barcaça que as primeiras cargas de carvão sairão de Tete para o porto da Beira, em Moçambique. A opção rodoviária é mesmo a única disponível no imediato, e é a ela que a Vale terá de recorrer.

O primeiro carvão mineral a ser exportado pela brasileira Vale terá de ser transportado em camiões desde Moatize, na província de Tete, até ao porto da Beira, na província de Sofala, a fim de respeitar as datas já anunciadas pelo grupo, de acordo com o jornal moçambicano “O País”.

A Vale Moçambique anunciou recentemente que o primeiro lote de exportação de carvão mineral embarcaria em Julho, a partir do porto da Beira, onde chegaria, supostamente, através da linha de Sena. Porém, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique anunciou esta semana que só em Setembro estarão concluídas as obras de reconstrução daquela linha de caminho-de-ferro.

Assim sendo, e caso queira manter o calendário previsto, a Vale Moçambique terá mesmo de optar pela via rodoviária para garantir o escoamento do carvão de Moatize até ao porto da Beira. A opção está muito longe de ser a ideal, por causa dos custos envolvidos mas sobretudo por força da menor capacidade de transporte dos camiões face aos comboios.

P U B L I C I D A D E

Mesmo quando estiver operacional, a linha do Sena não terá capacidade bastante para escoar todo o carvão que será produzido e exportado a partir da província moçambicana de Tete. Razão por que a brasileira Vale se propõe construir uma via férrea a ligar ao corredor de Nacala, e a australiana Riversdale projecta dragar o Zambeze para nele fazer circular comboios de barcaças.

Ambas as soluções consomem muito dinheiro, mas sobretudo demoram tempo a implementar. Pelo que a linha do Sena é mesmo a única alternativa. Na falta dela, restará a rodovia.

A linha férrea do Sena esteve inactiva durante 27 anos, na sequência da destruição provocada pela guerra civil.

Notícias Relacionadas

Aveiro renova recorde no primeiro trimestre
Marítimo

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial
Marítimo

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
Greve em Gotemburgo ameaça economia sueca
Marítimo

Maersk já é segunda no ranking dos terminais

11/08/2022
A seguir

Setúbal cresce 55% nos contentores até Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Aveiro renova recorde no primeiro trimestre

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
Greve em Gotemburgo ameaça economia sueca

Maersk já é segunda no ranking dos terminais

11/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural

Scholz quer gasoduto de Portugal à Alemanha

11/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist