A Sala dos Atos, na sede da APL, quase foi pequena para acolher quantos quiseram estar no lançamento do livro “Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo”, de Fernando Cruz Gonçalves, publicado pela Riscos Editora, a casa-mãe do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Precisamente cinco anos e meio volvidos sobre o dia que marcou a disrupção da vida como a conhecia, Fernando Cruz Gonçalves, professor da ENIDH, colunista do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, lançou o seu segundo livro, perante uma plateia de alunos, ex-alunos, colegas e admiradores. E foram muitos. Tantos que praticamente lotaram a sala nobre da sede da Administração do Porto de Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara.
Carlos Correia, presidente da APL, deu as boas-vindas, Nuno Gil, o médico e amigo, deu testemunho dos anos recentes, Lídia Sequeira, ex-presidente dos portos de Lisboa e de Sines, deu uma aula sobre a temática da obra em apresentação, e Fernando Cruz Gonçalves deu uma lição de vida. No final, a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, conferiu ao evento a solenidade com que o autor tanto queria sublinhar um evento, sem dúvida, marcante.
“Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” fala, precisamente, das disrupções passadas, presentes e futuras, aos mais diversos níveis, no modo de transporte que é absolutamente essencial para a vida em sociedade como a conhecemos hoje. Começa na génese da contentorização, fala das princpais rotas marítimas, da evolução das frotas, das companhias de shipping de contentores e das alianças globais, dos eventos traumáticos com o fecho do Canal do Suez, o estrangulamento do Canal do Panamá e a crise do Mar Vermelho, da transição energética e da descarbonização,..
Como foi dito por Lídia Sequeira, e sublinhado pela secretária de Estado da Mobilidade, é uma obra de consulta obrigatória para estudantes, profissionais ou simples curiosos da matéria (também porque está escrito em linguagem acessível). Para estar sempre à mão.
Depois de Lisboa, a apresentação do livro de Fernando Cruz Gonçalves será feita a Norte, no Porto de Leixões, no âmbito da PORTO MARTITIME WEEK, na quarta-feira, 25 de Setembro.
No entretanto, os interessados podem desde já encomendar o seu exemplar aqui.
Muitos parabéns ao Sr. Fernando Gonçalves pelo lancamento da obra fruto de muitos anos de trabalho e dedicação, Bem haja, obrigado