A Comissão Europeia deu “luz verde” ao plano espanhol de ajudas de 285 milhões de euros ao transporte ferroviário de mercadorias.
Espanha propõe-se apoiar, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a transferência modal das mercadorias, da rodovia para a ferrovia, para assim reduzir as emissões de CO2.
Na sua avaliação, a Comissão Europeia considera que o programa espanhol é “necessário e proporcionado” e que as medidas propostas serão benéficas, “tanto para o meio ambiente como para a mobilidade”, devendo ter um efeito “incentivador, já que os beneficiários não realizaria os investimentos sem ajuda pública”.
O plano espanhol, que vigorará até 31 de Dezembro de 2025, disponibilizará 258 milhões de euros para apoiar a construção, adaptação ou melhoria de terminais ferroviários de mercadorias, assim como a sua ligação à rede ferroviária nacional. Igualmente previsto está o financiamento para a aquisição ou renovação de vagões, incluindo os necessários à realização das auto-estradas ferroviárias.
UE aprova apoios à ferrovia espanhola, nada de novidade assim como não é novidade que as 2 novas linhas ferroviárias portuguesas ( 1 a Norte outra a SUL) só estarão prontas em 2030, nem sequer a 2026/2027 ou seja os 2 novos corredores INTERNACIONAIS só verão passar os comboios daqui a 7/8 anos, já é oficial mas escondido !!