A Comissão está a seguir atenta a evolução do mercado do shipping de contentores, mas acredita que as perturbações são consequência da pandemia.
Em resposta a uma questão do Parlamento Europeu, a vice-presidente da Comissão Europeia e comissária da Concorrência, Margrethe Vestager, garantiu que o Executivo está a vigiar o mercado.
“A Comissão está a seguir de perto as condições do mercado com todas as parte interessadas, analisando os dados disponíveis sobre a oferta de capacidade, escalas nos portos, fretes e conectividade, com o objectivo de identificar medidas que possam facilitar o regresso às operações normais”, disse.
Para já, adiantou, “os dados disponíveis sobre a oferta de capacidade e as escalas nos portos mostram que o número de navios activos e as escalas durante 2021 têm estado em linha com o registado antes da Covid, enquanto que o rendimento tem sido maior”.
E, assim, a “culpa” do actual estado de coisas será da pandemia, “A pandemia provocou amplas flutuações na procura”, numa situação excepcional de desequilíbrio entre a oferta e a procura de contentores vazios, que “provocou importantes flutuações de preços”, resumiu a vice-presidente da Comissão.
Carregadores e transitários têm criticado a passividade da Comissão Europeia face ao comportamento, considerado irregular, dos transportadores marítimos, com a qualidade do serviço a deteriorar-se ao passo que os preços cobrados continuam a subir.