A Comissão Europeia aprovou a compra da DB Schenker pela DSV. Fica agora a faltar a aprovação do Departamento de Justiça dos EUA para que o negócio possa consumar-se.
No último dia do prazo, a Comissão Europeia decidiu não se opôr à compra da DB Schenker pela DSV, anunciada em Setembro do ano passado.
Em comunicado, o Executivo comunitário sustenta que o negócio – que criará o maior transitário mundial – terá pouco impacto nos mercados europeus onde as duas companhias actuam, por se tratar de mercados muito fragmentados, onde os clientes poderão facilmente encontrar fornecedores alternativos se assim o desejarem.
A partir daqui, e recebidos os pareceres favoráveis de mais de três dezenas de entidades reguladoras de todo o mundo, falta apenas o “ok” dos EUA para concluir o negócio (o que a DSV espera aconteça ainda neste segundo trimestre.
Foi em Dezembro de 2023 que a Deutsche Bahn anunciou a intenção de vender a DB Schenker. A DSV acabou por vencer a “corrida”, superando a concorrência (real ou pré-anunciada) de Maersk, Kuehne + Nagel, DHL, CVC, do fundo soberano de Abu Dhabi ou dos sauditas da Bahri.
O negócio, avaliado em 14,3 mil milhões de euros, foi anunciado em Setembro do ano passado.
A DSV tem sido um dos protagonistas da consolidação do sector. Em 2019 comprou a Panalpina e menos de dois anos volvidos adquiriu a Agility Logistics. Mas nenhum dos negócios se compara com o da DB Schenker.