A Comissão Europeia decidiu prolongar até 12 de Abril de 2018 o prazo para a apresentação de candidaturas às chamadas de 2017 do CEF Transportes Blending e do CEF Transportes SESAR.
A chamada do CEF-T Blending foi lançada a 17 de Julho passado para terminar a 30 de Novembro; a chamada do CEF-T SESAR abriu no passado dia 5 e deveria fechar a 15 de Março do próximo ano.
O prolongamento de ambas as chamadas até 12 de Abril é justificado com a intenção de dar mais tempo aos potenciais candidatos para apresentarem propostas de elevada qualidade.
A CEF-T Blending recorde-se, é ainda uma novidade (o primeiro momento de apresentação de candidaturas fechou em Julho passado), uma vez que junta o CEF Transportes e o Plano Junckers no co-financiamento dos projectos candidatados. Mais: embora se candidatem ao co-financiamento comunitário, os projectos têm de demonstrar que são “bancáveis” até por investidores privados.
O orçamento disponível para a chamada do CEF-T Blending é de mil milhões de euros. Sendo que no primeiro momento as 68 candidaturas solicitaram um co-financiamento global de 2,2 mil milhões de euros.
As prioridades mantêm-se, com os corredores da rede core da Rede Transeuropeia de Transporte, a inovação e tecnologias e o ERTMS a terem reservadas as maiores fatias do orçamento.
No caso do CEF-T SESAR, o orçamento disponível é de 290 milhões de euros e o objectivo é impulsionar a construção do Céu Único Europeu.
Com o prolongamento agora decidido, os contratos de co-financiamento aprovados deverão ser rubricados apenas em Setembro do próximo ano.