A Comissão Europeia (CE) ainda não pode “prever o momento” ou o “resultado da investigação” no âmbito do processo de reestruturação da SATA, segundo fonte do Executivo comunitário.
Questionada sobre se as negociações do processo de reestruturação da SATA estão concluídas e quais as medidas protagonizadas pelo documento, a fonte do CE lembrou que “a investigação da Comissão sobre certas medidas de apoio público a favor da SATA está em curso”.
“Não podemos prever o momento ou o resultado da investigação”, adiantou a mesma fonte, salientando que, de acordo com o que é a prática normal, a Comissão “está em contacto com Portugal e com outras partes interessadas no contexto da sua investigação em curso”.
Ontem, quarta-feira,, no Parlamento dos Açores, o secretário Regional das Finanças disse que o plano de reestruturação da companhia aérea açoriana está “em vésperas de decisão final”, esperando-se uma conclusão das negociações com a União Europeia “nos próximos dias ou semanas”.
“O plano de reestruturação é um processo negocial com a Comissão Europeia. Estamos em vésperas de decisão final. Não podemos adiantar os contornos finais, mas a decisão deste Governo de salvar a SATA teve bom acolhimento nas instâncias comunitárias”, afirmou o governante.
No plenário da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Duarte Freitas disse ter sido conseguida “a compreensão da Comissão Europeia para as necessárias entradas de capital para salvar a SATA”.
“Conquistámos a União Europeia para a importância da SATA, nomeadamente a SATA Air Açores e as implicações da Azores Airlines na nossa ‘menina dos olhos’. Vamos ter sucesso a resolver a trapalhada que nos deixaram”, salientou durante um debate sobre transportes agendado pelo Bloco de Esquerda.