A primeira chamada da segunda edição do Mecanismo Conectar Europa (CEF 2.0) deverá ser lançada ainda antes do Verão.
Representantes do Conselho, actualmente sob a presidência de Portugal, e do Parlamento Europeu chegaram ontem a um acordo informal para o lançamento da segunda edição do CEF, o principal programa europeu de apoios a investimentos na área dos transportes.
O CEF 2.0 Transportes terá, assim, um orçamento de 25,81 mil milhões de euros, para o período 2021-27 (o primeiro CEF vigorou entre 2014 e 2020, com um orçamento de 24,05 milhões).
Desse “bolo” global, 1,56 mil milhões estarão reservados a grandes investimentos na ferrovia nos países beneficiários do Fundo de Coesão (onde Portugal ainda se integra) e outros 1,69 mil milhões serão alocados para investimentos na mobilidade militar europeia (uma novidade deste CEF 2.0).
Promover o desenvolvimento de redes interconectadas e multimodais para desenvolvimento do transporte ferroviário, marítimo, rodoviário e aéreo e a mobilidade será o objectivo do CEF Transportes. A prioridade irá, de novo, para a concretização da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), resolvendo os “misssing links” e implementando os troços transfronteiriços de valor acrescentado.
Com este acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu, que o ministro Pedro Nuno Santos elogiou, será possível, disse, avançar com a primeira chamada de candidaturas ainda antes das férias do Verão.
O Conselho e o Parlamento Europeu terão agora de aprovar o acordo, após o que será aplicado no Jornal Oficial da UE, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro passado.