O Porto de Aveiro garantiu 7,6 milhões de euros do CEF 2 para o terminal intermodal e a melhoria dos feixes ferroviários da ZALI.
No arranque da segunda edição do Mecanismo Conectar a Europa (CEF, na sigla em Inglês) e na estreia das chamadas relativas à Mobilidade Militar, o Porto de Aveiro viu aprovado um co-financiamento de 47,3% +para a construção do terminal intermodal e a melhoria dos feixes ferroviários da ZALI (Zona de Actividades Logísticas e Industriais).
Em causa está a “construção de um terminal intermodal com 9,4 hectares de área” e a “expansão do feixe de linhas de recepção/expedição de composições ferroviárias de modo a permitir a operação de comboios até 750 metros de comprimento e um aumento da eficiência dos serviços ferroviários prestados”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS fonte da administração portuária.
O objectivo é reforçar a conectividade “no corredor Aveiro – Salamanca – Valladolid/
O investimento total está fixado em cerca de 16 milhões de euros. As obras deverão arrancar em Janeiro do próximo ano, para ficarem prontas no final de 2024. No momento, “o projecto encontra-se em fase de licenciamento ambiental, prevendo-se que a sua conclusão ocorra em Setembro”, acrescentou a mesma fonte.
O projecto aveirense foi candidatado ao CEF 2 em Setembro do ano passado, no âmbito da primeira chamada de Mobilidade Militar, uma novidade do CEF que visa a adaptação de infra-estruturas de transportes essenciais ao uso combinado civil e militar.
Além do Porto de Aveiro, também a Força Aérea viu um seu projecto apriovado para co-financiamento.
Nesta primeira ronda do CEF 2, que incluiu as chamadas de Mobilidade Militar e de Infraestruturas de Combustíveis Alternativas, foram apresentadas 548 propostas, com um pedido total de co-financiamento de 548,5 milhões de euros. Aprovadas foram 37, implicando um co-financiamento total de 425 milhões de euros.
Aveiro sempre a trabalhar de forma sustentável, económica e ambientalmente, ao contrário de outros portos nacionais que perderam oportunidades de co-financiamento comunitário, Parabéns aos porto de Aveiro !