A APDL garantiu o co-financiamento do CEF – Transportes para a requalificação da Doca 1 do porto de Leixões, anunciou.
“O orçamento desta obra é de 25,6 milhões de euros, e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. [APDL], obtém a comparticipação do programa de 50% do valor, ou seja 12,8 milhões de euros”, afirma o comunicado difundido a propósito.
A APDL candidatou o investimento à chamada de 2022 de Mobilidade Militar do Connecting Europe Facility – Transportes.
Para o presidente da APDL, Nuno Araújo, citado no comunicado. “esta intervenção contribuirá para a diversificação do negócio e aumento da capacidade instalada desta infra-estrutura portuária”, permitindo “a reposição das condições para a utilização plena de uma doca estratégica do Porto de Leixões”.
Segundo a APDL, a substituição do actual cais “permitirá o alinhamento e uma frente acostável contínua no lado norte do Porto de Leixões a jusante da ponte móvel”.
A intervenção implica também a preparação “para o aprofundamento da área junto ao cais de -10 metros para -12 metros (nível zero hidrológico), o alargamento da ‘boca’ da rampa Ro-Ro contígua para 36 metros e o reforço da capacidade do terrapleno de apoio ao cais, de 5 toneladas por m2 para 8 toneladas por m2”.
“Esta intervenção dotará o Porto de Leixões do aumento da capacidade de recepção de navios de dimensão superior, do reforço da recepção de navios de todos os segmentos de mercado (contentores, carga geral fracionada, carga a granel e carga Ro-Ro), da garantia dos requisitos de mobilidade militar e do acréscimo da agilidade e capacidade operacional”, sublinha ainda a APDL.