A Mota-Engil Renewing vai instalar 66 pontos de carregamento para veículos ligeiros eléctricos, num investimento co-financiado pelo CEF Transportes.
O projecto da Mota-Engil Renewing é o único português seleccionado por Bruxelas no âmbito do primeiro “cut-off” de candidaturas ao programa “Alternative Fuels Infrastructure Facility” (AFIF), do CEF Transportes, que visa a instalação de infra-estruturas de abastecimento de combustíveis alternativos ao longo da RTE-T.
Nesta fase foram seleccionados 39 projectos, em 24 países, que irão receber um total de 422 milhões de euros de fundos comunitários.
A Mota-Engil Renewing receberá 2,94 milhões de euros para instalar 66 parques de carregamento públicos, equipados com um total de 94 pontos de carregamento, sendo quatro pontos de recarga de 350kW e 90 pontos de recarga de 150kW.
No âmbito desta primeira selecção de projectos, prevê-se a instalação de 2 500 pontos de carregamento eléctrico para veículos ligeiros e 2 400 para veículos pesados na RTE-T, 35 estações de abastecimento de hidrogénio para automóveis, camiões e autocarros, a electrificação dos serviços de assistência em escala em oito aeroportos, e investimentos na descarbonização dos portos e do shipping.
Neste particular, Espanha destaca-se com dois projectos da Cepsa, para a instalação das primeiras estações de abastecimento ship-to-ship de amónia (em Algeciras) e de metanol (em Huelva), com um co-financiamento do CEF Transportes de mais de 30 milhões de euros. Acresce o investimento da APM Terminals na electrificação de equipamentos em três terminais de contentores do país vizinho, com um co-financiamento de 16,5 milhões de euros.
O orçamento total do “Alternative Fuels Infrastructure Facility” é de mil milhões de euros (dos quais 220 milhões reservados aos países da Coesão). As candidaturas mantêm-se abertas. O próximo “cut-off” acontecerá a 11 de Junho.