Apenas quatro projectos portugueses foram eleitos para co-financiamento comunitário na última chamada do CEF. Vão receber 22,95 milhões de euros.
Foram 399 as candidaturas apresentadas à mais recente chamada do Mecanismo Conectar a Europa (CEF, na sigla em Inglês), concluída em 19 de Janeiro último. Dessas foram 135, que receberão um co-financiamento comunitário de 5,4 mil milhões de euros.
A Portugal tocarão escassos 22,95 milhões de euros, relativos a quatro projectos. A maior fatia – 17,4 milhões de euros – terá como destino a ligação Évora – Évora Norte do Corredor Internacional Sul, que há-de ligar Sines à fronteira.
Ainda na ferrovia, a Medway viu ser aprovado um co-financiamento de 3,94 milhões de euros para a instalação a bordo de algumas das suas locomotivas dos sistemas ERTMS / ECTS.
As duas outras candidaturas lusas aprovadas respeitam a estudos. a AICEP Global Parques deverá receber um milhão de euros para a realização dos estudos técnicos e ambientais para o desenvolvimento da plataforma logística multimodal de Sines, e a APRAM receberá 598 mil euros para estudar a viabilidade do abastecimento de energia aos navios a partir de terra nos portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo.
O CEF – Transportes dispõe de um orçamento de 25,8 mil milhões de euros para o período 2021-2027, para impulsionar, desde logo, o avanço da RTE, que a Comissão pretende ver concluída em 2030 (rede core) e 2050 (rede compreensiva).