A Comissão Europeia acaba de lançar, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (CEF na sigla em inglês), o concurso para projectos relativos ao programa SESAR (gestão do tráfego no Céu Único Europeu).
ceu-unico-europeu

O orçamento disponível é de 290 milhões de euros. O prazo de entrega das propostas decorre até 15 de Março de 2018 às 17h00 CET. Entretanto, ocorrerá no próximo dia 19 de Outubro um dia de informação virtual sobre o concurso.

Os potenciais candidatos são convidados a apresentar propostas de estudos ou de implementação de tecnologias ou práticas, novas ou já testadas, que alavanquem os sistemas e normas de Gestão do Tráfego Aéreo (ATM, na sigla em inglês) harmonizada na Europa.

Os projectos podem ser apresentados por um ou mais Estados-membros ou por companhias privadas ou públicas estabelecidas no território da União Europeia.

O CEF promove concursos para desenvolver o programa SESAR desde 2014. Cerca de 42 projectos foram já apoiados, com cerca de mil milhões de euros de financiamento da UE. Além disso, outras 11 propostas foram seleccionadas para serem financiadas em cerca de 311,3 milhões de euros no âmbito das chamadas de 2016 do CEF Transportes.

 

 

Comments are closed.