
Por uma vez, é de Portugal o projecto que receberá o maior apoio do CEF Transportes, na maior chamada do programa comunitário até ao momento.
A Comissão Europeia seleccionou 134 projectos na área dos transportes para receberem 7,1 mil milhões de euros de co-financiamento comunitário, ao abrigo do CEF, anunciou o Executivo de Bruxelas.
À chamada que terminou no final de Janeiro passado apresentaram-se 408 candidaturas, que reclamavam um co-financiamento comunitário de 22,2 mil milhões de euros.
Uma vez mais, os projectos ferroviários concentram a fatia de leão dos apoios concedidos. Neste caso, 80% do total disponível. Destacam-se a linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, que receberá 813 milhões de euros, o Rail Baltica (entre a Estónia, a Letónia e a Lituânia) com 741 milhões, e a ligação entre a França e Itália (Lyon – Turim) com 70 milhões.
O comunicado emitido pela Comissão Europeia destaca ainda os apoios concedido a “cerca de 20 portos marítimos na Irlanda, Espanha, Finlândia, Países Baixos, Alemanha, Malta, Lituânia, Chipre, Croácia, Grécia e Polónia” para a modernização de infra-estruturas e, nalguns casos, a instalação de sistemas OPS.
Sistemas e serviços de transportes inteligentes e parques seguros (para a rodovia), vias navegáveis interiores e projectos de gestão do tráfego aéreo estão também entre as candidaturas aprovadas.
No caso de Portugal, a Alta Velocidade foi o único projecto aprovado, mas a participação de promotores nacionais noutras candidaturas garantir-lhes-á mais cerca de 80 milhões de euros.
Esta foi a maior chamada do CEF Transportes até à data, como o salientou o comissário europeu para a Acção Climática e responsável pelos Transportes.
O orçamento do CEF Transportes 2 (2021-2027) é de 25,8 mil milhões de euros. Desde 2014, o CEF já apoiou mais de 1 500 projectos de investimento na RTE-T, com um total de 37,5 mil milhões de euros (excluindo os agora seleccionados).
Oxalá a MOTA ENGIL consiga ganhar músculo financeiro para não perder o BOLO das obras entre Porto e Lisboa. As MEGA construtoras também vão tentar ganhar todas as novas pontes ferroviárias além da linha de alta velocidade já planeada …