As candidaturas à chamada de 2021, a primeira do novo CEF Transportes, mais do que duplicam o orçamento disponível para o co-financiamento comunitário, anunciou a CINEA.
No total, a agência europeia que gere o CEF Transportes recebeu 447 projectos candidatos, que reclamam um apoio comunitário de 14,5 mil milhões de euros. O orçamento disponível para esta fase é de sete mil milhões.
Os projectos de investimento na rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) são os mais numerosos – 208 -, requerendo um financiamento de 11,48 mil milhões de euros, para um orçamento de 3,62 mil milhões.
Já a rede core da RTE-T atraiu apenas 39 projectos, num total de 730 milhões de euros de financiamento (o orçamento é de 600 milhões de euros).
Curiosamente, a prioridade de desenvolvimento de infra-estruturas para combustíveis alternativos, reclamado por tantos, que dispõe de um orçamento de 1,575 mil milhões de euros, apenas atraiu 22 projectos, com um pedido global de financiamento de 131,5 milhões de euros. Mas neste caso a chamada permanece aberto, com vários momentos de cut-off.
A adaptação da RTE-T para usos de Defesa, uma novidade do CEF Transportes, recebeu nesta chamada 26 propostas, num total de 417,1 milhões de euros de financiamento solicitado, contra 330 milhões orçamentados.
A mobilidade (inteligente e interoperável, sustentável e multimodal, safe e secure) conjugou 152 projectos e 1,57 mil milhões de euros, para um orçamento de 925 milhões.
Os resultados desta chamada deverão ser anunciados no final de Junho, prevê a CINEA.
O CEF Transportes dispõe de um orçamento de 27,8 mil milhões de euros para o período 2021-27, dos quais 11,3 mil milhões estão reservados aos países da Coesão (como é o caso de Portugal) e 1,7 mil milhões à Defesa.